O Pai Natal da Junta de Freguesia de Aradas veio ao Jardim de Infância da Quinta do Picado ... BOM ANO NOVO
skip to main |
skip to sidebar
A Câmara Municipal no ano lectivo 2006 – 2007 colocou um contentor para o serviço de refeições e prolongamento de horário. Dadas as condições exíguas e as exigências de higiene e segurança no trabalho, no presente ano lectivo está a ser utilizado como refeitório (lanches, refeições e actividades de culinária). As instalações interiores são amplas e com luminosidade natural.
No exterior, existe uma ampla caixa de areia, uma zona ajardinada com a possibilidade de se dinamizar uma horta pedagógica e um campo relvado e com árvores em redor. O espaço exterior não tem equipamentos recreativos (parque infantil e de desporto).
O Jardim de Infância, por natureza, é um espaço de descoberta, partilha, interacção, troca de saberes e idéias. É nele que a criança encontra espaço para brincar, jogar, fazer de conta, fazer experiências, relacionar-se com os outros, cumprir regras, gerir sentimentos e criar autonomia.
A sala de actividades está organizada por áreas com material específico para cada uma. Considero que o Jardim de Infância está bem apetrechado (ver inventário) contando com o apoio do Ministério da Educação/Agrupamento de Escolas de Aradas, com a Câmara Municipal de Aveiro, com a Junta de Freguesia de Aradas e Pais e Encarregados de Educação.
Todos os espaços são utilizados quer pelos adultos, quer pelas crianças. Sentimos limitações na existência de um espaço adequado para arrumos e também de um espaço exterior melhor apetrechado.
Na sala de actividades temos a casa das bonecas, a biblioteca, a área da Linguagem Oral e abordagem à escrita, a área da Matemática, dois computador multimédia. Existe também dois tapetes com dimensões diferentes para reunião de grupo. Mesas e cadeiras para trabalhos de expressão plástica, quadro de giz, placares de exposição de trabalhos. Armário para colocar materiais de expressão plástica e dois armários com jogos diversos. Um armário de prateleiras para guardar as pastas individuais. No gabinete da Educadora existe um computador mais antigo para texto e desenho e a Câmara Municipal de Aveiro colocou mais um computador para a gestão do serviço de refeições através de cartão magnético.
No hall de entrada lavam-se as louças na máquina utilizadas no almoço. Existe um armário de prateleiras para arrumar o leite escolar e outro fechado para arrumar materiais de expressão plástica. Existem cabides para cada criança arrumar os seus pertences, uma banca para beber água e lavar materiais. Tem dois cavaletes de pintura, um suporte para as tintas, um tapete pista e armário com jogos de construção (legos, mosaicos, animais, etc). Utiliza-se o espaço para fazer plasticina, digitinta, barro, usar água, etc.
Testemunho de práticas pedagógicas realizadas por docentes e crianças deste Jardim de Infância.
terça-feira, 29 de dezembro de 2009
quarta-feira, 16 de dezembro de 2009
O NATAL e a Expressão Plástica
O desenho, o recorte, a colagem, a pintura, a modelagem, a dobragem, entre outras actividades, como Objectivo Geral permite à criança tomar consciência do seu meio/objectos a fim de o utilizar de maneiras variadas ao serviço da sua expressão/comunicação. Os objectivos específicos são os seguintes:
· explorar as qualidades físicas do objecto: forma, cor e textura (exploração sensorial);
· explorar as acções possíveis com o objecto utilizado segundo a sua função habitual (relação objecto – acção);
· explorar o universo próximo do objecto (associação de idéias);
· explorar as acções possíveis com o objecto utilizado segundo atributos imaginários (função simbólica);
· explorar diferentes níveis de utilização dos objectos (realista, utilitário e simbólico numa acção de grupo).
· explorar as qualidades físicas do objecto: forma, cor e textura (exploração sensorial);
· explorar as acções possíveis com o objecto utilizado segundo a sua função habitual (relação objecto – acção);
· explorar o universo próximo do objecto (associação de idéias);
· explorar as acções possíveis com o objecto utilizado segundo atributos imaginários (função simbólica);
· explorar diferentes níveis de utilização dos objectos (realista, utilitário e simbólico numa acção de grupo).
Trabalhar a temática do Natal permite desenvolver a expressão e a comunicação das crianças de uma forma natural tendo em conta o seu meio envolvente - família/comunidade.
domingo, 6 de dezembro de 2009
Plano Nacional de Leitura
O NATAL
O Plano Nacional de Leitura permite acesso a livros cujo tema é o Natal. Assim, a Mariana trouxe de casa o livro "Pedro e o Pinheirinho de Natal", as estagiárias da Universidade de Aveiro proporcionaram momentos de leitura em grande grupo com o livro "Uma canção de Natal". No projector podemos ler o livro "O Natal nas Asas do Arco-íris" e também algumas canções de Natal em DVD.
Utilizando estratégias de leituras diversificadas é possível elaborar textos alusivos ao NATAL e a sua representação gráfica - desenho - com o objectivo de aprender com a realidade. Ser solidário, desenvolver laços de amizade e conhecer novas formas de viver o NATAL é partilhar. A todos votos de um FELIZ NATAL...
sábado, 28 de novembro de 2009
Experiências
COM ÁGUA - Dia 25 de Novembro de 2009
Flutua ou não em Água?
Exploramos com as crianças o que acontece quando se colocam, num recipiente com água, uma cenoura e um nabo, e quando se colocam, num recipiente com água, pedaços (grandes, médios, pequenos e muito pequenos) da cenoura e do nabo.
A finalidade desta actividade consistia em prever, experimentar e observar o comportamento (flutuação/não flutuação) de diferentes objectos na água. In (Despertar para a Ciência:31-32)
A finalidade desta actividade consistia em prever, experimentar e observar o comportamento (flutuação/não flutuação) de diferentes objectos na água. In (Despertar para a Ciência:31-32)
Instrumento Musical com água e materiais recicláveis - o XILOFONE
A canção do Bom Dia diáriamente é acompanhada com diversos instrumentos musicais: a viola, a flauta, o pífaro, a maraca e, a partir de agora, também pelo xilofone...
COM ESPELHOS - Dia 26 de Novembro de 2009
Permitir a manipulação de diversos espelhos, tentando observar a sua imagem e o que se obtem em cada um deles. Mudar a distância relativamente ao espelho, verificando o que acontece:
Observamos, experimentamos e verificamos as características das imagens refletidas nos diferentes tipos de espelho.
In (Despertar para a Ciência: 55-57)
terça-feira, 24 de novembro de 2009
Semana da CIÊNCIA
A semana da CIÊNCIA decorre de 23 a 27 de Novembro de 2009.
Começamos com a leitura do conto A PANQUECA FUGITIVA do livro CONTOS DE FADAS DELICIOSOS que proporcionou experiências gulosas de CULINÁRIA na elaboração de Panquecas. Eis os utensílios utilizados e as nossas saborosas panquecas (dia 23 de Novembro):
No dia 24 de Novembro verificamos se as Sombras crescem? Aprendemos o que era papel opaco, translúcido e transparente e fizemos as personagens para um Teatro de Sombras. Vejamos:
As Princesas e os Príncipes também deram muitos beijinhos na nossa história!
A personagem da Beatriz para o Teatro de Sombras_ Uma laranja pintada e recortada pela própria.
Plano Nacional de Leitura
Na Hora dos Livros a janela mágica de ADIVINHA QUEM? E ADIVINHA COMO? uma colecção PUXA E VÊ da Editora LIARTE, LDA. (Lisboa) foi apresentada às crianças e a sua leitura constituiu momentos de atenção, alegria e prazer evidentes na forma como as crianças respondiam às questões postas. O aprender a ouvir, a falar, a pensar e a raciocinar são uma constante...
A Dança Educativa (ou Criativa)
É constituída por propostas de movimento, organizadas, integradas e objectivadas por forma a tornarem-se expressivas. Trata-se de um campo de criatividade onde não há lugar a grande preocupação pela beleza, dirigindo-se as suas principais intenções para a ajuda à criança na sua descoberta do movimento como meio de expressão e desenvolvimento de idéias, na descoberta das suas formas de movimento, estendendo estas descobertas à percepção do espaço, do tempo e dos objectos. Interessa que a criança aprenda a pensar, a agir e a mover-se livremente, desenvolvendo a sua integridade e sinceridade. (Sousa, Alberto B.: 9-10)
sexta-feira, 20 de novembro de 2009
Direitos da Criança
O que EU SEI sobre os Direitos da Criança - diálogos, registos de conversas, questionários, recorte e colagem, desenhos, esculturas e uma flor para minha Família:
O Direito à Educação
O Direito à Educação
segunda-feira, 16 de novembro de 2009
Direitos das Crianças
Comemora-se este ano o 50º aniversário da Declaração dos Direitos da Criança proclamada pelas Nações Unidas no dia 20 de Novembro de 1959. Neste âmbito decorre um projecto de investigação-acção neste Jardim de Infância de 16 a 20 de Novembro onde se destaca o Direito da Criança ao Brincar. A criança tem direitos e deveres conforme texto afixado em placard para leitura de todos os Pais e E.E.
domingo, 15 de novembro de 2009
Plano Nacional de Leitura
Leitura do livro "O Nuno escapa à Gripe" - livro digital visualizado no projector e depois foi feita a representação gráfica pelas crianças. Alguns exemplos:
sábado, 14 de novembro de 2009
Um desenho em Família
No primeiro dia de actividades foi entregue a cada criança uma folha de papel A4 para fazer um desenho em Família e ao outro dia mostrar e falar às restantes.
O Jardim de Infância
O Jardim de Infância da Quinta do Picado funciona num edifício com cerca de 15 anos, construído de raíz para o efeito. É composto por uma sala de actividades com cerca 50m2, um hall de entrada amplo, um gabinete e duas casas de banho para as crianças, tendo uma delas chuveiro e uma casa de banho para adultos.
A Câmara Municipal no ano lectivo 2006 – 2007 colocou um contentor para o serviço de refeições e prolongamento de horário. Dadas as condições exíguas e as exigências de higiene e segurança no trabalho, no presente ano lectivo está a ser utilizado como refeitório (lanches, refeições e actividades de culinária). As instalações interiores são amplas e com luminosidade natural.
No exterior, existe uma ampla caixa de areia, uma zona ajardinada com a possibilidade de se dinamizar uma horta pedagógica e um campo relvado e com árvores em redor. O espaço exterior não tem equipamentos recreativos (parque infantil e de desporto).
O Jardim de Infância, por natureza, é um espaço de descoberta, partilha, interacção, troca de saberes e idéias. É nele que a criança encontra espaço para brincar, jogar, fazer de conta, fazer experiências, relacionar-se com os outros, cumprir regras, gerir sentimentos e criar autonomia.
A sala de actividades está organizada por áreas com material específico para cada uma. Considero que o Jardim de Infância está bem apetrechado (ver inventário) contando com o apoio do Ministério da Educação/Agrupamento de Escolas de Aradas, com a Câmara Municipal de Aveiro, com a Junta de Freguesia de Aradas e Pais e Encarregados de Educação.
Todos os espaços são utilizados quer pelos adultos, quer pelas crianças. Sentimos limitações na existência de um espaço adequado para arrumos e também de um espaço exterior melhor apetrechado.
Na sala de actividades temos a casa das bonecas, a biblioteca, a área da Linguagem Oral e abordagem à escrita, a área da Matemática, dois computador multimédia. Existe também dois tapetes com dimensões diferentes para reunião de grupo. Mesas e cadeiras para trabalhos de expressão plástica, quadro de giz, placares de exposição de trabalhos. Armário para colocar materiais de expressão plástica e dois armários com jogos diversos. Um armário de prateleiras para guardar as pastas individuais. No gabinete da Educadora existe um computador mais antigo para texto e desenho e a Câmara Municipal de Aveiro colocou mais um computador para a gestão do serviço de refeições através de cartão magnético.
No hall de entrada lavam-se as louças na máquina utilizadas no almoço. Existe um armário de prateleiras para arrumar o leite escolar e outro fechado para arrumar materiais de expressão plástica. Existem cabides para cada criança arrumar os seus pertences, uma banca para beber água e lavar materiais. Tem dois cavaletes de pintura, um suporte para as tintas, um tapete pista e armário com jogos de construção (legos, mosaicos, animais, etc). Utiliza-se o espaço para fazer plasticina, digitinta, barro, usar água, etc.
sexta-feira, 13 de novembro de 2009
Copyright 2010 Shining Glow . Powered by Blogger
Blogger Templates created by Deluxe Templates Wordpress by thebookish